PRÁTICAS INTEGRATIVAS PARA O CUIDADO EM SAÚDE E O SUPORTE SOCIAL NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: YOGA, MEDITAÇÃO E REIKI

Autores

Resumo

As práticas integrativas em saúde têm assumido maior visibilidade com a busca por tecnologias eficazes e menos invasivas, produtoras de mudança na subjetividade dos processos saúde-doença. O contexto universitário apresenta situações de adoecimento psíquico, violências, ideação suicida e esgotamento que podem ser apoiadas por tais tecnologias. Objetivos: Relatar a experiência de ações na universidade com yoga, meditação e Reiki, e destacar reflexões para o cuidado em saúde e a promoção de redes de suporte. Método: Relato narrativo de ações ocorridas entre 2017 a 2020, de dois projetos de extensão. Foram utilizados diários, relatórios técnicos e registros de memória, reportando o âmbito cronológico e a história efeitual. Resultados: Houve demanda institucional para ampliação das frentes de cuidado. Foram abordadas as técnicas: raja e hatha yoga, meditação das virtudes, atenção plena, Reiki; atendidas mais de 420 pessoas. Acompanhou-se relatos de melhora das emoções negativas, dores, aumento do autoconhecimento e bem estar. A ação integrou ensino, pesquisa e comunidade. Conclusões: Evidenciam-se movimentos de ampliação do cuidado de si, relações interpessoais, manejo de situações de fragilidade. Aponta-se que os projetos foram potencializados pelo acompanhamento do itinerário do participante, de projetos terapêuticos, com suporte individual e às redes sociais para enfrentamento de situações difíceis.

Biografia do Autor

Paula Giovana Furlan

Doutorado em Saúde Coletiva (UNICAMP). Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional. Docente. paulagio@ufscar.br

Caroline Beier Faria

Mestre em Terapia Ocupacional (UFSCar). Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Atenção à Saúde e Departamento de Assistência Estudantil. Terapeuta Ocupacional.

Karina Kaori Yoshida

Graduanda em Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos.

Caroline Kayasima

Graduanda em Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos.

Bianca R. L. Simões

Doutorado em Química (UFSCar).

Gabriela Lambais

Graduanda em Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-04-2021