PRÁTICAS INTEGRATIVAS PARA O CUIDADO EM SAÚDE E O SUPORTE SOCIAL NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: YOGA, MEDITAÇÃO E REIKI
Resumo
As práticas integrativas em saúde têm assumido maior visibilidade com a busca por tecnologias eficazes e menos invasivas, produtoras de mudança na subjetividade dos processos saúde-doença. O contexto universitário apresenta situações de adoecimento psíquico, violências, ideação suicida e esgotamento que podem ser apoiadas por tais tecnologias. Objetivos: Relatar a experiência de ações na universidade com yoga, meditação e Reiki, e destacar reflexões para o cuidado em saúde e a promoção de redes de suporte. Método: Relato narrativo de ações ocorridas entre 2017 a 2020, de dois projetos de extensão. Foram utilizados diários, relatórios técnicos e registros de memória, reportando o âmbito cronológico e a história efeitual. Resultados: Houve demanda institucional para ampliação das frentes de cuidado. Foram abordadas as técnicas: raja e hatha yoga, meditação das virtudes, atenção plena, Reiki; atendidas mais de 420 pessoas. Acompanhou-se relatos de melhora das emoções negativas, dores, aumento do autoconhecimento e bem estar. A ação integrou ensino, pesquisa e comunidade. Conclusões: Evidenciam-se movimentos de ampliação do cuidado de si, relações interpessoais, manejo de situações de fragilidade. Aponta-se que os projetos foram potencializados pelo acompanhamento do itinerário do participante, de projetos terapêuticos, com suporte individual e às redes sociais para enfrentamento de situações difíceis.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.