RIZOMAS DO FAZER EM SAÚDE NA REDE HUMANIZASUS

Autores

  • Michelli Palmeira de Souza Souza Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados - MS (UFGD)
  • Catia Paranhos Martins Curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados - MS (UFGD). https://orcid.org/0000-0003-4905-5865

Resumo

Desde 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão - HumanizaSUS fomenta mudanças em prol da democratização das relações e das práticas no Sistema Único de Saúde. A Rede HumanizaSUS foi criada como dispositivo de expansão e fortalecimento da Política Nacional, foi ao ar no ciberespaço em 2008, com o intuito de reunir trabalhadores/as, gestores/as, usuários/as, estudantes e pesquisadores/as para trocas de experiências e conhecimentos produzidos no cotidiano. Ao longo de mais de uma década, a Rede HumanizaSUS tornou-se um importante local de debate e memória do "SUS que dá certo", registrando experiências que não têm visibilidade na mídia hegemônica, e funcionando como espaço de formação horizontal. Nesta experiência de Iniciação Científica cartografamos as postagens relacionadas com as temáticas de “saúde das mulheres”, “saúde mental” e “saúde indígena”. As postagens afirmam uma concepção de saúde que supera a noção de ausência de doença, alinhavando a concepção de saúde como produção social e cultural. Por fim, a Rede HumanizaSUS amplia o debate sobre o direito à saúde e à vida, alcança inúmeros atores/atrizes da rede SUS que produzem rizomas de cuidado.

Biografia do Autor

Michelli Palmeira de Souza Souza, Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados - MS (UFGD)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados - MS (UFGD)

Catia Paranhos Martins, Curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados - MS (UFGD).

Psicóloga, com mestrado e doutorado em Psicologia, docente da Graduação e da Pós-graduação em Psicologia e da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados - MS (UFGD).

Downloads

Publicado

20-04-2021