RIZOMAS DO FAZER EM SAÚDE NA REDE HUMANIZASUS
Resumo
Desde 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão - HumanizaSUS fomenta mudanças em prol da democratização das relações e das práticas no Sistema Único de Saúde. A Rede HumanizaSUS foi criada como dispositivo de expansão e fortalecimento da Política Nacional, foi ao ar no ciberespaço em 2008, com o intuito de reunir trabalhadores/as, gestores/as, usuários/as, estudantes e pesquisadores/as para trocas de experiências e conhecimentos produzidos no cotidiano. Ao longo de mais de uma década, a Rede HumanizaSUS tornou-se um importante local de debate e memória do "SUS que dá certo", registrando experiências que não têm visibilidade na mídia hegemônica, e funcionando como espaço de formação horizontal. Nesta experiência de Iniciação Científica cartografamos as postagens relacionadas com as temáticas de “saúde das mulheres”, “saúde mental” e “saúde indígena”. As postagens afirmam uma concepção de saúde que supera a noção de ausência de doença, alinhavando a concepção de saúde como produção social e cultural. Por fim, a Rede HumanizaSUS amplia o debate sobre o direito à saúde e à vida, alcança inúmeros atores/atrizes da rede SUS que produzem rizomas de cuidado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.