CAMINHOS PARA O ENTENDIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO DOCUMENTÁRIO “A EDUCAÇÃO PROIBIDA”
Resumo
Esta resenha aborda uma obra audiovisual com grande potencial para o entendimento do surgimento das práticas educacionais modernas e o seu desenvolvimento ao longo dos últimos séculos. Neste contexto, pode-se compreender para quais finalidades a educação em massa foi criada, quais as suas limitações e, esperançosamente, como podem ser transformadas. O autor da obra nos mostra diferentes possibilidades de práticas educacionais alternativas, mais próximas da emancipação individual de cada sujeito e, simultaneamente, voltadas à construção de um sentimento de cooperação coletiva necessária a qualquer formação social que se pretenda menos excludente e alienante. São elementos que podem ser abordados em qualquer disciplina ou processos de ensino e de aprendizagem, tornando a película “A Educação Proibida” obrigatória nos espaços de formação educacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.