RELATO DE EXPERIÊNCIA: REDES SOCIAIS E SITE DO INFORMASUS-UFSCAR
Resumo
A pandemia da COVID-19 gerou insegurança e medo graças ao desconhecimento da doença e de seu modo de transmissão. Apesar do início da descoberta e divulgação de informações, também se impulsionaram, principalmente nas redes sociais, as fake news. Para combater a desinformação relacionada à pandemia, surgiu em março de 2020 o InformaSUS-UFSCar. O projeto logo começou a disseminar informações da comunidade científica em suas redes sociais graças a um processo de curadoria que buscava criar publicações que atingissem o maior número possível de usuários. Para isso, foram pensados diferentes tipos de abordagens e fluxos de publicação. O resultado da análise do público atingido e dos tipos de “posts” com maiores alcances, sugerem que o apelo ainda é bastante regional. O maior alcance de publicações que funcionam como “tira-dúvidas” em relação a questões da pandemia sugere que houve sucesso no combate à desinformação, embora não seja possível relacionar diretamente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.