FRACASSO ESCOLAR: DE QUEM É A CULPA?
Resumo
O fracasso escolar apesar de ter raízes antigas ainda se encontra presente no contexto educacional brasileiro, sobretudo nas escolas de periferia e nas classes sociais menos favorecidas. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa feita como resultado da pesquisa que fez uso de questionários como instrumento metodológico, pesquisa estatística e fundamentação teórica com base em autores como Bernard Charlot (2000, 2005, 2008) e Pierre Bourdieu (2014) sobre o fracasso escolar. Tem como objetivo fazer as pesquisas pertinentes e analisar as diferentes opiniões sobre o fracasso escolar. O fracasso escolar é um tema debatido e requer atenção dos pesquisadores. Ele tem sido assunto de discussões por estar relacionado a questões como: reprovação, evasão, indisciplina, erro, fracasso e insucesso escolar. Podemos entender o fracasso escolar como uma síntese de múltiplas determinações: sociais, educacionais, políticas, econômicas, históricas, que necessita de uma reflexão crítica e uma práxis transformadora, compreendendo a totalidade dos processos envolvidos. Os resultados da pesquisa apontam que o fracasso escolar não tem um culpado.Downloads
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