CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC OFERECIDA NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ – CE

Autores

  • Gleiciane Dos Santos Severiano Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa visa elucidar o papel que a formação contínua docente tem diante do processo de ensino-aprendizagem, visto que prioriza, em sua amplitude, o desenvolvimento da práxis pedagógica como um dos princípios fundamentais para a efetivação da aprendizagem do educando. Com isso, tem-se como objetivo geral a verificação do impacto da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC sobre a prática do professor. Priorizou-se, quanto à metodologia, a pesquisa de natureza qualitativa, tendo em vista seu vasto campo de atuação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário com 05 perguntas fechadas e objetivas que versavam sobre os dados sóciodemográficos e uma entrevista semiestruturada com 04 perguntas abertas, com vistas a responder aos objetivos específicos da pesquisa, aplicados às três professoras do Ensino Fundamental da escola Educar e Crescer , como também a Orientadora de Estudos do PNAIC. Pôde-se constatar ao final que muito embora haja significativas mudanças no contexto escolar diante da proposta de formação do PNAIC, percebe-se a ausência da prática reflexiva das professoras dentro do seu contexto de atuação.

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Publicado

11-12-2022