CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC OFERECIDA NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ – CE
Resumo
RESUMO: A presente pesquisa visa elucidar o papel que a formação contínua docente tem diante do processo de ensino-aprendizagem, visto que prioriza, em sua amplitude, o desenvolvimento da práxis pedagógica como um dos princípios fundamentais para a efetivação da aprendizagem do educando. Com isso, tem-se como objetivo geral a verificação do impacto da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC sobre a prática do professor. Priorizou-se, quanto à metodologia, a pesquisa de natureza qualitativa, tendo em vista seu vasto campo de atuação. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário com 05 perguntas fechadas e objetivas que versavam sobre os dados sóciodemográficos e uma entrevista semiestruturada com 04 perguntas abertas, com vistas a responder aos objetivos específicos da pesquisa, aplicados às três professoras do Ensino Fundamental da escola Educar e Crescer , como também a Orientadora de Estudos do PNAIC. Pôde-se constatar ao final que muito embora haja significativas mudanças no contexto escolar diante da proposta de formação do PNAIC, percebe-se a ausência da prática reflexiva das professoras dentro do seu contexto de atuação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.