BNCC E ATUAÇÃO DOCENTE: AMEAÇAS À LIBERDADE DE ENSINO E O FORTALECIMENTO DE MECANISMOS DE CONTROLE E VIGILÂNCIA

Autores

  • Kelly Maria Gomes Menezes Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-6400-0649
  • Clarice Zientarski
  • Hélio Lima Moreira
  • José Ricardo Paula de Castro
  • Marcos Antônio de Sousa
  • Maria José de Oliveira
  • Perla Almeida Rodrigues Freire
  • Roberto Flávio de Almeida Aires
  • Sandy Naédia Lucas de Oliveira
  • Suely Camelo de Sousa

Resumo

O objetivo deste relato consistiu em debater sobre os mecanismos de controle/vigilância da atuação docente contidos na BNCC e quais as suas consequências. Buscou-se um referencial teórico-bibliográfico que contemplasse o surgimento do neoconservadorismo no Brasil, referências que postulavam as críticas feitas à BNCC e suas prerrogativas, as repercussões da BNCC sobre a formação inicial dos docentes e a vigilância e controle incorporados no processo de formação dos professores e alunado. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com análise fundamentada na teoria social crítica. Como resultados, tem-se que a BNCC caracteriza-se como um mecanismo centralizador e controlador do Estado sobre a prática docente que, a princípio, mostra-se como redentora da educação escolar, porém, constitui-se de um conjunto de regras que atuam como cerceadoras da liberdade e autonomia de professores, estudantes e gestores escolares, liberdade essa que, uma vez corrompida, impossibilita ao colegiado formar indivíduos críticos, emancipados e sensíveis, capazes de compreender os determinantes sociais e as contradições advindas da relação capital x trabalho. É preciso, pois, romper com as imposições do capital na educação, cujos objetivos fundamentam-se em uma formação flexível, especializada e cada vez mais fragmentada, diminuindo a criticidade e autonomia tanto dos professores como dos educandos.

Biografia do Autor

Kelly Maria Gomes Menezes, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (FACED)/ Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Educação pela UFC, Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graduação em Serviço Social pela UECE e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

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Publicado

11-12-2022