A AUTOESTIMA, A AFETIVIDADE E A RELAÇÃO COM O SABER
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o papel da escola e, principalmente do professor, no desenvolvimento psicossocial dos alunos, por meio das relações sociais, da afetividade, e os seus impactos na construção da autoestima e sua relação com o saber. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, pela qual pude compreender que a autoestima é um fator essencial para a aquisição de novos conhecimentos, pois possibilita a construção do protagonismo juvenil pelos reforços positivos, já que fatores emocionais e afetivos estão presentes em sala de aula. Nesse processo, os professores necessitam estimular os estudantes a superarem barreiras emocionais e criarem uma imagem positiva de si mesmos. É notável, então, a existência dos impactos da autoestima nas relações com o saber, sendo um componente primordial que precisa ser valorizado na educação escolar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.