ENSAIO ACERCA DA RACIONALIDADE TÉCNICA DO FINANCIAMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO BRASILEIRO NOS ANOS DE 2016-2020: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS EDITAIS DE PÓS-DOUTORADO DA FAPESP
Resumo
O texto a seguir propõe-se realizar uma análise das articulações epistemológicas presentes entre tecnociência, racionalidade técnica e paradigmas abissais no financiamento da produção do conhecimento científico brasileiro (HABERMAS, 1983; SOUSA SANTOS, 1982). Os dados de financiamento observados foram coletados no site da Agência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a partir dos editais de pós-doutoramento com bolsas publicados pelo órgão financiador nos anos de 2016-2020. Os dados indicam que a tecnociência como um fenômeno de produção do conhecimento científico articula e alinha-se às demandas técnicas racionais e essa congeminação acaba por influenciar concomitantemente com as políticas de financiamento federais a produção de ciência e tecnologia no Brasil, engendrando, nessa perspectiva, uma dominação epistêmica e prática dos interesses de produção de ciência e tecnologia, colocando-a sob os interesses de organismos externos à universidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.