SOBRE O LUGAR DA IMAGINAÇÃO NA EPISTEMOLOGIA E NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Edson Guilherme de Souza Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar apontamentos e reflexões possibilitados pelas leituras e aulas no decorrer de uma disciplina de pós-graduação em educação. A partir das ideias de quatro autores estudados, foi possível tecer aproximações e distanciamentos entre seus procedimentos e sistemas filosóficos e o conceito de imaginação, no que concerne sua importância e seu lugar atualmente em relação à epistemologia e à educação. A análise mostra que vários pensadores atribuíram lugar central à imaginação ao longo dos anos, mas que, na sociedade ocidental dos dois últimos séculos, ela vem sendo menosprezada e apartada de relações importantes com o conhecimento e com a realidade, ao ponto de ocasionar patologias e enfraquecimento das potencialidades de produzir saberes novos. Considera-se que a educação, em especial, e a epistemologia devem trabalhar juntas para resgatar a importância que a imaginação carrega para produzir possibilidades de conceber novos conhecimentos que sejam verdadeiros e façam sentido para as pessoas, podendo desdobrar importantes transformações do status quo.

Downloads

Publicado

09-08-2021