SOBRE O LUGAR DA IMAGINAÇÃO NA EPISTEMOLOGIA E NA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar apontamentos e reflexões possibilitados pelas leituras e aulas no decorrer de uma disciplina de pós-graduação em educação. A partir das ideias de quatro autores estudados, foi possível tecer aproximações e distanciamentos entre seus procedimentos e sistemas filosóficos e o conceito de imaginação, no que concerne sua importância e seu lugar atualmente em relação à epistemologia e à educação. A análise mostra que vários pensadores atribuíram lugar central à imaginação ao longo dos anos, mas que, na sociedade ocidental dos dois últimos séculos, ela vem sendo menosprezada e apartada de relações importantes com o conhecimento e com a realidade, ao ponto de ocasionar patologias e enfraquecimento das potencialidades de produzir saberes novos. Considera-se que a educação, em especial, e a epistemologia devem trabalhar juntas para resgatar a importância que a imaginação carrega para produzir possibilidades de conceber novos conhecimentos que sejam verdadeiros e façam sentido para as pessoas, podendo desdobrar importantes transformações do status quo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.