REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Guilherme Augusto Paixão Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

O artigo apresenta um conjunto de reflexões epistemológicas sobre o objeto de investigação das Ciências da Natureza e da Educação em Ciências da Natureza por meio de diferentes referenciais teóricos que debatem sobre a constituição da Ciência e do conhecimento científico. Sem a intencionalidade de esgotar a definição, apresenta-se um entendimento teórico sobre o que é a epistemologia e debruça-se sobre sua importância para o desenvolvimento das pesquisas em Educação em Ciências da Natureza. Reflete sobre o conflito epistemológico existente entre as Ciências da Natureza e as Ciências Sociais e defende a Educação como um campo científico válido pertencente às Ciências Sociais. Explicita a diferença entre a educação em e o ensino de Ciências da Natureza considerando as contribuições das pesquisas da área para a construção de novos sentidos e significados para as práticas de ensino.

Downloads

Publicado

09-08-2021