REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
O artigo apresenta um conjunto de reflexões epistemológicas sobre o objeto de investigação das Ciências da Natureza e da Educação em Ciências da Natureza por meio de diferentes referenciais teóricos que debatem sobre a constituição da Ciência e do conhecimento científico. Sem a intencionalidade de esgotar a definição, apresenta-se um entendimento teórico sobre o que é a epistemologia e debruça-se sobre sua importância para o desenvolvimento das pesquisas em Educação em Ciências da Natureza. Reflete sobre o conflito epistemológico existente entre as Ciências da Natureza e as Ciências Sociais e defende a Educação como um campo científico válido pertencente às Ciências Sociais. Explicita a diferença entre a educação em e o ensino de Ciências da Natureza considerando as contribuições das pesquisas da área para a construção de novos sentidos e significados para as práticas de ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.