EPISTEMOLOGIA: SABERES, REFLEXÕES E TRAVESSIAS
Resumo
Construir uma base de conhecimentos que oportunizem o amadurecimento de constructos teóricos dos estudantes de cursos de pós-graduação, a fim de que sejam capazes de produzir suas próprias reflexões posteriormente é um dos grandes desafios de um curso voltado para a epistemologia. No sentido de promover uma reflexão acerca do processo cognitivo, a partir de estudos desenvolvidos durante as aulas de Epistemologia e Educação - UFSCar-SP, em que foram apresentados alguns pensadores, pesquisadores e estudiosos, suas conclusões e métodos em diferentes searas do saber, é que este texto se constrói. Para tanto, apoia-se nos pensares de autores como Kuhn (1998), Mills (2009), Santos (2007) e Da Matta (1981), entre outros, buscando estabelecer conexões que permitam perceber como o pensamento teórico-científico se articula à prática de pesquisa em ambientes acadêmicos. Desenvolver o pensamento científico envolve uma atitude investigativa, a partir de métodos e procedimentos que gerem acesso aos saberes, desenvolvimento pessoal e científico, mas respeitando a singularidade de cada um, visto que a solidez de um fundamento passa pela observação e pela experiência e sem esquecer que as experiências são únicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.