EPISTEMOLOGIA: SABERES, REFLEXÕES E TRAVESSIAS

Autores

  • Mariângela Castejon Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Construir uma base de conhecimentos que oportunizem o amadurecimento de constructos teóricos dos estudantes de cursos de pós-graduação, a fim de que sejam capazes de produzir suas próprias reflexões posteriormente é um dos grandes desafios de um curso voltado para a epistemologia. No sentido de promover uma reflexão acerca do processo cognitivo, a partir de estudos desenvolvidos durante as aulas de Epistemologia e Educação - UFSCar-SP, em que foram apresentados alguns pensadores, pesquisadores e estudiosos, suas conclusões e métodos em diferentes searas do saber, é que este texto se constrói. Para tanto, apoia-se nos pensares de autores como Kuhn (1998), Mills (2009), Santos (2007) e Da Matta (1981), entre outros, buscando estabelecer conexões que permitam perceber como o pensamento teórico-científico se articula à prática de pesquisa em ambientes acadêmicos. Desenvolver o pensamento científico envolve uma atitude investigativa, a partir de métodos e procedimentos que gerem acesso aos saberes, desenvolvimento pessoal e científico, mas respeitando a singularidade de cada um, visto que a solidez de um fundamento passa pela observação e pela experiência e sem esquecer que as experiências são únicas.

Downloads

Publicado

09-08-2021