UM OLHAR PARA A EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD, KUHN E FOUREZ E UMA POSSÍVEL ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Rayane de Jesus Santos Melo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Apresenta-se neste texto a epistemologia de Gaston Bachelard, Thomas Kuhn e Gérard Fourez e uma possível articulação com o ensino de ciências, motivado a partir de discussões vivenciadas em uma disciplina de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Para melhor compreensão dessas epistemologias, é apresentado o contexto histórico e social dos epistemólogos, bem como as bases que fundamentaram suas concepções. Para a escrita do texto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a realizar o levantamento de artigos, livros, dissertações e teses que abordam as concepções de Bachelard, Kuhn e Fourez e utilizou-se livros publicados pelos epistemólogos supracitados e que faziam parte do programa da disciplina. Espera-se que este artigo contribua para reflexões acerca da visão da ciência e do desenvolvimento científico, assim como para uma possível mudança de postura na prática pedagógica utilizada por muitos professores no ensino de ciências.

Downloads

Publicado

09-08-2021