UM OLHAR PARA A EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD, KUHN E FOUREZ E UMA POSSÍVEL ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Apresenta-se neste texto a epistemologia de Gaston Bachelard, Thomas Kuhn e Gérard Fourez e uma possível articulação com o ensino de ciências, motivado a partir de discussões vivenciadas em uma disciplina de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Para melhor compreensão dessas epistemologias, é apresentado o contexto histórico e social dos epistemólogos, bem como as bases que fundamentaram suas concepções. Para a escrita do texto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a realizar o levantamento de artigos, livros, dissertações e teses que abordam as concepções de Bachelard, Kuhn e Fourez e utilizou-se livros publicados pelos epistemólogos supracitados e que faziam parte do programa da disciplina. Espera-se que este artigo contribua para reflexões acerca da visão da ciência e do desenvolvimento científico, assim como para uma possível mudança de postura na prática pedagógica utilizada por muitos professores no ensino de ciências.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.