É POSSÍVEL PENSAR UMA EPISTEMOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA?

Autores

  • Shirlei Mendes Faustino Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Os debates traçados pelo campo da epistemologia da educação trazem contribuições significativas para pensar as novas formas de ensino. Apesar de sua inegável relevância, o contexto histórico atual, provocado pela pandemia de Covid-19, apresenta novos desafios, que demandam um constante repensar das estratégias de ensino. A história da educação brasileira é marcada por imensas desigualdades sociais que atingem, especialmente, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A pandemia estimulou o debate sobre a exclusão social, as desigualdades de acesso às tecnologias informacionais e, em consequência, à educação de qualidade. Estima-se ainda que o confinamento social, proposto por autoridades sanitárias, pode ampliar os riscos de exposição das crianças e, sobretudo, o silenciamento à violências ocorridas no ambiente intrafamiliar. Diante deste quadro, o presente trabalho procurou dialogar com autores como Thomas Khun, Boaventura e Souza Santos e Charles W. Mills, tão importantes para a construção do pensamento científico, com vistas à problematização dos desafios epistemológicos e pedagógicos vivenciados pela educação contemporânea no Brasil. Objetiva-se assim, colaborar com reflexões que possam ser relevantes para o debate sobre os novos paradigmas do ensino.

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Publicado

09-08-2021