É POSSÍVEL PENSAR UMA EPISTEMOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA?
Resumo
Os debates traçados pelo campo da epistemologia da educação trazem contribuições significativas para pensar as novas formas de ensino. Apesar de sua inegável relevância, o contexto histórico atual, provocado pela pandemia de Covid-19, apresenta novos desafios, que demandam um constante repensar das estratégias de ensino. A história da educação brasileira é marcada por imensas desigualdades sociais que atingem, especialmente, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A pandemia estimulou o debate sobre a exclusão social, as desigualdades de acesso às tecnologias informacionais e, em consequência, à educação de qualidade. Estima-se ainda que o confinamento social, proposto por autoridades sanitárias, pode ampliar os riscos de exposição das crianças e, sobretudo, o silenciamento à violências ocorridas no ambiente intrafamiliar. Diante deste quadro, o presente trabalho procurou dialogar com autores como Thomas Khun, Boaventura e Souza Santos e Charles W. Mills, tão importantes para a construção do pensamento científico, com vistas à problematização dos desafios epistemológicos e pedagógicos vivenciados pela educação contemporânea no Brasil. Objetiva-se assim, colaborar com reflexões que possam ser relevantes para o debate sobre os novos paradigmas do ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.