EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO PÓS-ESTRUTURAL
Resumo
Este artigo teve como proposta central indicar alguns dos fundamentos epistemológicos que embasam as diversas propostas para o campo da pedagogia. Fizemos uma breve exposição da definição do conceito de epistemologia e de suas articulações com o campo da educação. Em seguida, indicamos alguns autores principais do pensamento epistemológico e suas proposições. Articulamos as inflexões teórico-metodológicas proporcionadas à pedagogia com base na matriz teórica denominada pós-estrutural. Por fim, entendemos que essa vertente da filosofia possibilitaria uma atualização do modo pelo qual a pedagogia atua, e, além disso, do modo como compreende o ser aluno, a criança, a infância, a sala de aula e a escola.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.