PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA E O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PONTOS DE ENCONTRO E AFASTAMENTOS
Palavras-chave:
Educação científica, Diálogo Epistemológico, , Formação de professoresResumo
Sendo a educação o principal meio para a construção de conhecimentos científicos e para a promoção de atitudes comprometidas com a preservação da natureza e com o exercício da cidadania, faz-se necessário intensificar discussões que contribuam para o desenvolvimento de um ensino de ciências de boa qualidade. Usando a metodologia dialética, numa pesquisa de revisão bibliográfica, este artigo procura estabelecer um debate entre as linhas pedagógicas CTS e PHC de educação em ciências. O objetivo é entender os pontos de encontro e de afastamento entre elas, bem como discutir como essas duas linhas educacionais contribuem com um ensino de ciências comprometido com a formação para a cidadania e a transformação da sociedade. Os resultados mostram que existem convergências importantes no que se refere a formação de professores, ao papel dos professores, as estratégias didáticas e os objetivos fundamentais dessas abordagens para a educação – construir uma sociedade partícipe no direcionamento das atividades científico-tecnológicas e agentes de transformação político-social. Em contrapartida, divergências foram encontradas no que diz respeito ao tratamento dos conteúdos escolares e a própria visão da ciência.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.