AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA O PROCESSO EDUCACIONAL
Resumo
Este trabalho aborda um breve contexto histórico sobre a avaliação educacional, mostrando as suas nuances através das concepções de educação. Além disso, aborda também questões sobre a função da avaliação formativa e a sua atuação no processo de ensino e aprendizagem, visto que, o ato de avaliar faz parte de todo esse processo. Nesse sentido, tem por objetivo principal refletir como se configura a avaliação formativa no processo educacional e quais as suas contribuições para o desenvolvimento do mesmo. Por meio disso, a metodologia empregada foi a de pesquisa qualitativa, partindo de estudos teóricos fundamentados em referências bibliográficas de autores como Luckesi (2003), Weisz e Sanchez (2001), dentre outros citados ao longo do trabalho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.