A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: CONCEITOS E PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a temática, a Avaliação Diagnóstica: conceitos e práticas nas séries iniciais do ensino fundamental, considerando as estratégias e os métodos utilizados pelos docentes e escolas nessa etapa de ensino da educação. Sendo assim, este artigo aborda sobre a maneira retrógrada que a avaliação estava inserida dentro do contexto escolar, bem como, que a avaliação diagnóstica é essencial para o educador identificar as dificuldades e mapear as habilidades dominadas pelos alunos, para então desenvolver meios adequados no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais. A construção desse artigo foi baseada em pesquisas bibliográficas, tendo como base os autores Cipriano Luckesi, Patrícia Tavano, Varela Santos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui-se que a partir desse trabalho, foi possível refletir a maneira de como se dá o processo avaliativo e diagnóstico no processo educativo dos sujeitosDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.