A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: CONCEITOS E PRÁTICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bárbara Kelly Lima Lobo Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Rafaela Gonçalves Brito Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a temática, a Avaliação Diagnóstica: conceitos e práticas nas séries iniciais do ensino fundamental, considerando as estratégias e os métodos utilizados pelos docentes e escolas nessa etapa de ensino da educação. Sendo assim, este artigo aborda sobre a maneira retrógrada que a avaliação estava inserida dentro do contexto escolar, bem como, que a avaliação diagnóstica é essencial para o educador identificar as dificuldades e mapear as habilidades dominadas pelos alunos, para então desenvolver meios adequados no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais. A construção desse artigo foi baseada em pesquisas bibliográficas, tendo como base os autores Cipriano Luckesi, Patrícia Tavano, Varela Santos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui-se que a partir desse trabalho, foi possível refletir a maneira de como se dá o processo avaliativo e diagnóstico no processo educativo dos sujeitos

Downloads

Publicado

03-05-2022