AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SUPERANDO A PERSPECTIVA DE SELEÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo tem como finalidade tratar sobre a avaliação educacional no processo de ensino e aprendizagem, dando ênfase nas práticas pedagógicas existentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Relatando assim, sobre o histórico da avaliação, o papel do professor, e como esse processo de avaliar se sucede no ambiente escolar, buscando analisar as funções avaliativas, sendo elas: diagnóstica, formativa e somativa como modo de superar a seletividade e exclusão já que são vertentes que permeiam de forma negativa o processo quando não utilizada de forma coerente. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, documentos, legislações, artigos e trabalhos científicos já publicados com o objetivo de fundamentar as visões de autores sobre o processo da avaliação educacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi possível constatar que o ato de avaliar está fortemente associado à prática educativa do professor, e a importância de sua postura diante dos resultados da avaliação, pois a mesma contribui para uma autoavaliação do trabalho docente, evidenciando os avanços e dificuldades de cada aluno, norteando o replanejamento da prática pedagógica, sempre que for necessárioDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.