AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SUPERANDO A PERSPECTIVA DE SELEÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Beatriz Lima de Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Graciele Sousa Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Resumo

O presente artigo tem como finalidade tratar sobre a avaliação educacional no processo de ensino e aprendizagem, dando ênfase nas práticas pedagógicas existentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Relatando assim, sobre o histórico da avaliação, o papel do professor, e como esse processo de avaliar se sucede no ambiente escolar, buscando analisar as funções avaliativas, sendo elas: diagnóstica, formativa e somativa como modo de superar a seletividade e exclusão já que são vertentes que permeiam de forma negativa o processo quando não utilizada de forma coerente. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, documentos, legislações, artigos e trabalhos científicos já publicados com o objetivo de fundamentar as visões de autores sobre o processo da avaliação educacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi possível constatar que o ato de avaliar está fortemente associado à prática educativa do professor, e a importância de sua postura diante dos resultados da avaliação, pois a mesma contribui para uma autoavaliação do trabalho docente, evidenciando os avanços e dificuldades de cada aluno, norteando o replanejamento da prática pedagógica, sempre que for necessário

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Publicado

03-05-2022