AVALIAÇÃO ESCOLAR: UMA PONTE PARA O SUCESSO OU FRACASSO EDUCACIONAL
Resumo
O presente artigo, traz à tona a importância da Avaliação Educacional e seus desdobramentos, neste estudo fizemos um breve histórico da educação no Brasil, citamos os tipos de avaliação e suas contribuições para o fracasso escolar. Elencamos fatores que podem ajudar a solucionar esse problema, dentre eles, a não utilização de uma avaliação pontual e estratificada que acontece apenas no final de cada período letivo e apontamos algumas estratégias para sanar este problema. Utilizamos como metodologia de pesquisa uma revisão bibliográfica, fundamentada nos documentos oficiais e aporte teórico nos pensamentos de alguns autores como Luckesi, Saviani, Vasconcellos e outros. Podemos concluir através dessa pesquisa que a prática da avaliação deve ser contínua e processual, pois somente assim o professor consegue fazer um acompanhamento da aprendizagem do aluno, que deve ser avaliado de forma ampla, em todos os sentidos, sejam eles sociais ou educacionais, para assim oferecer uma educação de qualidadeDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.