UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E OS TIPOS DE AVALIAÇÃO: FORMATIVA E SOMATIVA

Autores

  • Karina Eduarda Silva Nogueira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Solange Lima de Sousa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Resumo

No presente artigo abordam-se as dimensões da avaliação educacional e algumas concepções específicas da avaliação. Expondo conceitos referentes à avaliação formativa, classificatória e um breve discurso sobre a forma de uso na concepção mediadora, apoiando-se em diversos autores tais como, HOFFMANN (2008); LUCKESI (2002); PERRENOUD (1999); ESTEBAN (1999); LIBÂNEO (2006) entre outros. Para tanto, as abordagens deram-se com pesquisas bibliográficas, considerando os conhecimentos conceituais delimitados no qual apresentam o ato de avaliar no ponto de vista da formal e da classificação. Baseando-se no levantamento teórico afirma-se que a avaliação na concepção formativa e classificatória ainda estão presentes nas instituições escolares. Explorando-se os procedimentos de avaliação no prisma tradicional onde a avaliação é empregada com o intuito disciplinador e punitivo. Da mesma forma expõe a posição mediadora da aprendizagem como processo constante de açãoreflexão-ação no que se refere à prática pedagógica. Por fim, propõe-se exceder essa visão classificatória e de punição como um mecanismo de classificação de conhecimento.

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Publicado

03-05-2022