UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E OS TIPOS DE AVALIAÇÃO: FORMATIVA E SOMATIVA
Resumo
No presente artigo abordam-se as dimensões da avaliação educacional e algumas concepções específicas da avaliação. Expondo conceitos referentes à avaliação formativa, classificatória e um breve discurso sobre a forma de uso na concepção mediadora, apoiando-se em diversos autores tais como, HOFFMANN (2008); LUCKESI (2002); PERRENOUD (1999); ESTEBAN (1999); LIBÂNEO (2006) entre outros. Para tanto, as abordagens deram-se com pesquisas bibliográficas, considerando os conhecimentos conceituais delimitados no qual apresentam o ato de avaliar no ponto de vista da formal e da classificação. Baseando-se no levantamento teórico afirma-se que a avaliação na concepção formativa e classificatória ainda estão presentes nas instituições escolares. Explorando-se os procedimentos de avaliação no prisma tradicional onde a avaliação é empregada com o intuito disciplinador e punitivo. Da mesma forma expõe a posição mediadora da aprendizagem como processo constante de açãoreflexão-ação no que se refere à prática pedagógica. Por fim, propõe-se exceder essa visão classificatória e de punição como um mecanismo de classificação de conhecimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.