EXERCENDO A CIDADANIA NO CHÃO DA ESCOLA: APRENDENDO A CONSERVAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR
Palavras-chave:
Cidadania; Educação; Escola; Patrimônio Público.Resumo
Muito se fala sobre cidadania, mas quais ações as escolas estão desenvolvendo para esclarecer e demonstrar na prática para os alunos como tudo isso funciona? O tema escolhido para este trabalho reflete constantemente a problemática vivida em muitas escolas brasileiras, onde se fala muito sobre cidadania, porém, muitas vezes as ações desenvolvidas dentro da escola não vão de encontro com o fortalecimento da prática de ser cidadão. A experiência aqui apresentada foi vivenciada na EETI Bilingue Professor Djalma da Cunha Batista no ano de 2017 com o objetivo de preparar o educando para o exercício da cidadania, despertando nele através das ações desenvolvidas, a consciência de zelar o patrimônio público escolar, e assim contribuir na formação de uma sociedade mais justa e equilibrada, e conhecedora dos seus direitos e deveres. A metodologia utilizada no trabalho foi a qualitativa, atendendo os requisitos da pesquisa – ação participante. Os resultados obtidos, são considerados favoráveis uma vez que foi possível perceber algumas mudanças de hábito dos alunos dentro da escola.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.