A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA NEUROPSICOLOGIA PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Neurociências, Neuropsicologia, Aprendizagem, EducaçãoResumo
A Neuropsicologia atua principalmente sobre as funções cognitivas. Tais informações são de grande relevância para o campo da educação. Em contrapartida, acredita-se que ainda possa haver uma defasagem em relação ao conhecimento dessa ferramenta pelos educadores, em especial aqueles que atuam em instituições públicas de ensino. Por isso, este estudo objetivou investigar a importância do aprendizado sobre Neuropsicologia para a atuação dos docentes e a realização das práticas pedagógicas. Utilizou-se um questionário virtual, através do Google Forms, contendo 41 questões, para investigar a temática. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva para análise dos dados coletados. Participaram do estudo 102 educadores com atuação na Educação Infantil e os ensinos Fundamental I e II, com matrículas ativas na Educação pública dentro do Estado do Rio de Janeiro. Através dos resultados obtidos, é pertinente afirmar que a Neuropsicologia e seus estudos e atuação pode contribuir para as práticas pedagógicas e, consequentemente, para a atuação dos educadores, de diversas formas. No entanto, há um déficit na transmissão de conhecimentos neurocientíficos nas formações em docência, se fazendo necessário a realização de cursos e formações continuadas para melhor qualificação para esses profissionais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.