PRÁTICAS DE LEITURA NAS AÇÕES DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPATATIVO

Autores

  • Vitória Caroline dos Santos UNESP
  • Marcia Cristina Argenti

Palavras-chave:

práticas de leitura, educação infantil, práticas pedagógicas

Resumo

A Educação Infantil, tal como âmbito de formação do sujeito, é um espaço que ainda enfrenta modificações estruturais e paradigmáticas. O seu histórico assistencialista tem sido desconstruído ao tempo que seu caráter educativo se consolida. Dentro deste contexto, as práticas de leitura são fundamentais para a formação integral do sujeito. Sob a perspectiva da Psicologia Histórico Cultural, elas constituem práticas humanizadoras e potencializadoras do desenvolvimento de funções psíquicas superiores, tais como memória e imaginação. Neste sentido, faz-se imprescindível a atuação docente em quanto mediadora para alcance de tal potencialização. Portanto, a presente pesquisa destina-se à investigação de práticas de leitura nas ações docentes de duas professoras de uma instituição de Educação Infantil. Constitui-se como estudo comparativo e utiliza-se de observação participante e entrevista semi estruturada. Como resultado principal, constatou-se que as práticas de leitura fazem parte da rotina da Educação Infantil, mas não são realizadas de modo intencional a potencializar o desenvolvimento da criança.

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Publicado

05-12-2023