PRÁTICAS DE LEITURA NAS AÇÕES DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPATATIVO
Palavras-chave:
práticas de leitura, educação infantil, práticas pedagógicasResumo
A Educação Infantil, tal como âmbito de formação do sujeito, é um espaço que ainda enfrenta modificações estruturais e paradigmáticas. O seu histórico assistencialista tem sido desconstruído ao tempo que seu caráter educativo se consolida. Dentro deste contexto, as práticas de leitura são fundamentais para a formação integral do sujeito. Sob a perspectiva da Psicologia Histórico Cultural, elas constituem práticas humanizadoras e potencializadoras do desenvolvimento de funções psíquicas superiores, tais como memória e imaginação. Neste sentido, faz-se imprescindível a atuação docente em quanto mediadora para alcance de tal potencialização. Portanto, a presente pesquisa destina-se à investigação de práticas de leitura nas ações docentes de duas professoras de uma instituição de Educação Infantil. Constitui-se como estudo comparativo e utiliza-se de observação participante e entrevista semi estruturada. Como resultado principal, constatou-se que as práticas de leitura fazem parte da rotina da Educação Infantil, mas não são realizadas de modo intencional a potencializar o desenvolvimento da criança.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.