ATELIÊS BIOGRÁFICOS DE PROJETO: UMA POSSIBILIDADE PRESENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Resumo
O presente artigo buscou compreender os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP) como procedimento de formação capaz de complementar os procedimentos e saberes puramente formais presentes em parte das aulas e orientações curriculares da disciplina de Educação Física. Participaram desse estudo, quatro docentes deste Componente Curricular, atuantes na rede pública municipal de ensino, etapa do ensino fundamental de nove anos, ciclos iniciais. Foram organizadas sessões de entrevistas semiestruturadas, onde as transcrições destes dados verbais transformaram-se em extratos “trechos” narrados por esses docentes e divididos pelo pesquisador em três quadros. Estes quadros ajudaram na apresentação e, na e para análise da compreensão dos procedimentos de formações atuais e as relações com o saber, e mais, como procedimentos conduzidos sob as condições dos ABP poderiam modificar as próprias relações com o saber presente nestes procedimentos puramente formais ou instrumentalizados, estas condições mudariam o modo como esses estudantes e docentes acessam as aulas de Educação Física Escolar? Os resultados evidenciam que os procedimentos de formação como os ABP alcançaram relações com os saberes suficientes para oferecer a possibilidade de desenvolvimento da Concepção Global da Formação (CGF).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.