RELAÇÃO COM O SABER COMO HORIZONTE BIOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO
PERCURSOS PARA UMA PEDAGOGIA DA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Este artigo teve como objetivo discorrer sobre o problema proposto por Bernard Charlot sobre a ausência de uma pedagogia contemporânea aos moldes do que propuseram as pedagogias tradicional e nova. Buscamos compreender e destacar o que definiria o conceito de Relação com o Saber e como esse conceito pode auxiliar no campo da educação na resolução de alguns de seus problemas. Com base em estudos bibliográficos, intentamos mostrar como o pensamento do autor nos leva a importantes questionamentos, com base nos quais, numa relação com o saber, procuramos escapar da lógica denominada pelo autor como do desempenho e da concorrência. Longe de definirmos algo ou darmos respostas últimas, nos lançamos aos primeiros passos reflexivos em busca da construção sobre como podemos compreender o conceito de Relação com o Saber e seus possíveis desdobramentos em direção a construção de uma pedagogia para a contemporaneidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.