A EDUCAÇÃO EM PRISÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Palavras-chave:
educação em espaços de restrição de liberdadeResumo
A educação é um direito humano fundamental, que se faz presente tanto em políticas públicas nacionais, quanto internacionais. Apesar disso, o direito de estudar dos cidadãos privados de liberdade ainda é um tema pouco discutido no Brasil, sendo entendido pelo senso comum como um benefício para indivíduos que não são merecedores desse direito. O presente artigo buscou estudar os principais documentos que regulamentam a oferta da educação no sistema prisional no estado de São Paulo e pesquisas sobre o tema, identificando como essa modalidade está organizada no referido estado - unidade federativa que mais encarcera no país. Os resultados, em linhas gerais, indicam que grande parte dos avanços na educação em prisões paulistas ocorreram após o ano de 2011; no entanto, constatou que o direito à educação em espaços de restrição de liberdade ainda esbarra em inúmeros obstáculos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.