SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO: DESENVOLVENDO AÇÕES ENTRE PARES E CULTURA COLABORATIVA NAS ESCOLAS
Resumo
O presente trabalho traz uma reflexão sobre a metodologia da cultura colaborativa na escola e aponta algumas estratégias que foram desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso com diretores de escola, com objetivo de promover momentos colaborativos nas ações cotidianas escolares. O estudo sobre cultura colaborativa surgiu no ano de 2021, quando participamos do Curso de Mentoria na prática para diretores escolares. Entre os vários assuntos abordados, durante os oito meses de curso, percebemos que essa temática foi bastante explorada e nos ajudou a repensar as práticas pedagógicas em nossa escola. Tomando por base autores como Fullan e Hargreaves (2000); Alcover e Gil (2002); Calvo (2014); Luiz (et al. 2021); Damiani (2010); Dias (2016) e outros. Fazemos uma abordagem teórica sobre o assunto e a descrição das ações desenvolvidas, por meio da compreensão do trabalho colaborativo, e como as mudanças aconteceram no espaço escolar – a partir do momento em que a escola foi vista como um espaço coletivo. Todos puderam colaborar com seus saberes visando o melhoramento do ensino e da aprendizagem dos estudantes e, por fim, apresentamos algumas ações que podem ser desenvolvidas com a ideia de promover uma escola mais participativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.