PROGRAMA DIRETOR FORMADOR: MENTORIA NO ESTADO DO PARANÁ
Palavras-chave:
Mentoria, Formação continuada, Diretor formador, Gestão escolarResumo
A formação continuada pautada na reflexão e encaminhamentos pedagógicos a partir de desafios oriundos da prática de gestão educacional é um dos caminhos para que gestores escolares desenvolvam ações estratégicas que gerem impactos positivos na prática pedagógica e administrativa das instituições de ensino que no momento se encontram sob sua responsabilidade. Por acreditar neste modelo de formação tem-se por objetivo neste artigo apresentar a estrutura e a organização do programa de mentoria Diretor Formador desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A presente pesquisa é de caráter qualitativo e permitiu a análise qualitativa do processo de construção desta proposta de formação, bem como a apreensão de sentido sobre as ações desenvolvidas pelos profissionais envolvidos na efetivação das ações previstas no programa de mentoria. Destaca-se como resultado, a avaliação de uma equipe composta por cinco especialistas a respeito da estrutura e organização desta proposta de trabalho e seu referido potencial de impacto na prática de equipes gestoras de escolas estaduais do Paraná. Por fim, recomenda-se a realização de novos estudos, a fim de identificar impactos desta proposta de formação em diferentes regiões do estado do Paraná e outros estados brasileiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.