SISTEMA EDUCACIONAL E A ALTERNATIVA DA ESCUTA ATIVA: MUNICÍPIO DE CARIACICA – ES
Resumo
O presente artigo busca apreender acerca da magnitude da escuta ativa de crianças e adolescentes no âmbito educacional, a fim de assimilar sua relevância com o desenvolvimento das relações entre professores, diretores e estudantes e o progresso do sistema educacional ao fornecer espaço para o diálogo. Inspirados pela Formação em Mentoria de Diretores Escolares, ofertado pela Universidade Federal São Carlos (UFSCar), em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), utiliza-se a escuta ativa de forma eficiente e, serve como um aparato educacional que exercita uma relação de igualdade através de entendimento sobre o outro. Por conseguinte, através de uma análise crítica da própria estrutura educacional, esse trabalho propôs demonstrar a relevância de uma perspectiva de ensino mais humano e comprometido, criando-se pontes para o diálogo, peça fundamental para o espaço didático e pedagógico. Concluiu-se que ao gerar um acolhimento através de escuta ativa, abdicamos de rótulos que cerceiam às próprias relações no sistema didático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.