ESCUTA ATIVA E CULTURA COLABORATIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO: AÇÕES DE ACOLHIMENTO
Palavras-chave:
cultura colaborativa - escula ativaResumo
Este texto retrata as contribuições referentes à organização, planejamento e desenvolvimento de ações que visaram acolher profissionais e estudantes de uma escola estadual do Espírito Santo, cuja diretora participou da Formação de Diretores Mentores, promovida pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo, com o referencial teórico e prático assimilado no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A aplicação prática denominou-se “Escuta Ativa” e “Cultura Colaborativa”, estratégias que possibilitaram a superação e ressignificação das formas didáticas que envolviam a organização escolar em seu ano letivo. Concluiu-se que, ao dialogar e construir de forma coletiva o trabalho colaborativo, cada membro da comunidade escolar se sentiu corresponsável pelo funcionamento orgânico e contínuo do processo de ensino e de aprendizagem, foco principal de todas as instituições escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.