COLÉGIO ESTADUAL OLIVEIRA BOTELHO, RESENDE – RJ: CULTURA COLABORATIVA E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA E DEMOCRÁTICA
Palavras-chave:
Trabalho de equipe; Transformação; Escola Outra; Cultura ColaborativaResumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar experiências vividas, com o exercício da Cultura Colaborativa no desempenho das ações pedagógicas, pelos profissionais da educação nas diversas funções dentro do Colégio Estadual Oliveira Botelho, em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Em tempos passados, o trabalho da escola era desempenhado pelas equipes, cada qual se responsabilizava por determinado assunto, depois da minha participação no Curso de Formação em Mentoria de Diretores Escolares oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), isso mudou, e uma nova proposta possibilitou a integração dos atores envolvidos no processo pedagógico, com resultados expressivos e transformadores. Concluiu-se que, o grupo ficou motivado, com a Cultura Colaborativa e o objetivo de construir trabalhos coletivos, com deliberação e poder de decisão conjunta nas situações pedagógicas e financeiras aos colegiados (Conselho Escolar, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil), o que fortaleceu a união e integração de toda comunidade escolar, na prática da gestão participativa e democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.