SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO: A MENTORIA NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Formação continuada, Mentoria, Diretores Escolares, Secretaria Estadual de EducaçãoResumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU- ES) em uma formação continuada utilizando à Mentoria. Essa iniciativa, baseada nos princípios da Escuta Ativa e da Cultura Colaborativa, objetivou apoiar e fortalecer os diretores iniciantes na rede pública, com uma formação sistematizada, com encontros presenciais e síncronos, e o acompanhamento de um diretor mais experiente. A origem desta ação ocorreu devido a participação da SEDU no curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de diretores oferecido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC), da Universidade Federal São Carlos (UFSCar). Assim, apresenta-se, os procedimentos, autoavaliação e todo o processo na prática que foi realizado com os novos gestores no Programa de Formação em Gestão Escolar por Mentoria, denominada “Turma Zero”, turma originária em Mentoria de diretores escolares da SEDU.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.