FORMAÇÃO DE MENTORIA DE DIRETORES: CONCEPÇÃO, SELEÇÃO E APLICABILIDADE

Autores

  • Aline Cristina de Souza
  • Valcenir Aparecido Beltrami
  • Vanessa dos Santos

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar como as Secretarias de Educação de estados e municípios podem compreender a concepção, a seleção e a aplicabilidade da Formação de Mentoria de Diretores Escolares oferecida pela Universidade Federal de São Carlos, com uma proposta prática, sistematizada e institucional. Este estudo, torna-se fundamental, visto que essa experiência é considerada inédita no Brasil – pelo menos no que diz respeito a uma forma sistematizada e institucional. Com o estudo, concluiu-se que diretores adquirirem conhecimentos ao compartilharem experiências no coletivo, e se apropriam destes aprendizados de forma individual. Urge estabelecer novos debates em torno da formação dos profissionais da educação, pois existem muitos que se sentem sozinhos, nos mais diferentes contextos escolares e buscam saídas para situações cada vez mais inquietantes, com velhas questões e problemas que ainda não foram resolvidos. 

Biografia do Autor

Aline Cristina de Souza

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Valcenir Aparecido Beltrami

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Vanessa dos Santos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Downloads

Publicado

01-04-2023