MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA E A MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES

Autores

  • Anderson Severiano Gomes
  • Cristina Danielle Pinto Lobato
  • Marcela Luiz Corrêa da Silva

Resumo

Este artigo tem o intuito de evidenciar a mediação de conflitos e suas possibilidades para atuação no cenário educacional, uma sistematização que objetivou aguçar a reflexão sobre o tema, na formação de Mentoria de Diretores Escolares. Concluiu-se que o educador ou mediador escolar pode realizar uma mediação intercultural, a qual contempla para além da mediação interpessoal, uma visão focada no diálogo e na compreensão entre diferentes culturas e realidades. A mediação prevê um profissional que tem a função de criar um espaço para que o conflito seja reelaborado de forma positiva pelas partes envolvidas. Este tema foi amplamente refletido e discutido na Formação de Mentoria de Diretores Escolares, e julgamos ser necessário ter mais formações nesta área para os educadores, em geral, pois precisamos desenvolver competências essenciais para exercer a escuta ativa, o diálogo, a comunicação assertiva e eficiente, com o propósito de ensinar essas práticas aos estudantes e arquitetar uma sociedade mais empática e humana.

Biografia do Autor

Anderson Severiano Gomes

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Cristina Danielle Pinto Lobato

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Marcela Luiz Corrêa da Silva

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Downloads

Publicado

01-04-2023