SECRETARIAS DE ARAÇATUBA/SP E PADRE BERNARDO/GO: EFEITOS DA FORMAÇÃO EM MENTORIA DE DIRETORES

Autores

  • Beatriz Francisca Sá Rego
  • Silvana Sousa e Souza
  • Renata Pierini Ramos

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar algumas ações desenvolvidas por duas Secretarias Municipais de Educação de dois estados brasileiros (SP e GO), fruto do trabalho de duas técnicas que se conheceram e concluíram a Formação em Mentoria de Diretores Escolares oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A intenção foi divulgar algumas propostas e atuações realizadas, com foco em saberes obtidos nesta formação continuada, partindo-se do referencial teórico de Charlot (2000), em que o saber existe quando o sujeito se apropria de algo significativo para ele, e o conhecimento ocorre de forma subjetiva, como resultado de uma experiência pessoal. Concluiu-se que, a Formação em questão, com a realização dos feedbacks orais e escritos, propiciou melhorias nas formas de comunicação e nas relações interpessoais dos profissionais da educação no ambiente escolar e nas Secretarias de Educação.

Biografia do Autor

Beatriz Francisca Sá Rego

Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Apogeu. Técnica da Secretaria de Educação do estado de Goiás

Silvana Sousa e Souza

Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de São Carlos. Técnica da Secretaria de Educação de Araçatuba do estado de São Paulo

Renata Pierini Ramos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Downloads

Publicado

01-04-2023