SECRETARIAS DE ARAÇATUBA/SP E PADRE BERNARDO/GO: EFEITOS DA FORMAÇÃO EM MENTORIA DE DIRETORES
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar algumas ações desenvolvidas por duas Secretarias Municipais de Educação de dois estados brasileiros (SP e GO), fruto do trabalho de duas técnicas que se conheceram e concluíram a Formação em Mentoria de Diretores Escolares oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A intenção foi divulgar algumas propostas e atuações realizadas, com foco em saberes obtidos nesta formação continuada, partindo-se do referencial teórico de Charlot (2000), em que o saber existe quando o sujeito se apropria de algo significativo para ele, e o conhecimento ocorre de forma subjetiva, como resultado de uma experiência pessoal. Concluiu-se que, a Formação em questão, com a realização dos feedbacks orais e escritos, propiciou melhorias nas formas de comunicação e nas relações interpessoais dos profissionais da educação no ambiente escolar e nas Secretarias de Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.