CULTURA COLABORATIVA E ESCUTA ATIVA: INSPIRAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES E TÉCNICOS EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVATERRA-PA
Resumo
Este artigo objetivou apresentar como a Formação em Mentoria de Diretores Escolares oferecida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), motivou e permitiu elaborar a nossa formação continuada, na cidade de Salvaterra no estado do Pará, a partir do material estudado e do trabalho em conjunto com as equipes escolares e membros da Secretaria Municipal de Educação. É fato que, além de propiciar mudanças nas práticas, a Formação em Mentoria de Diretores contribuiu para ampliar a visão e atuação da Secretaria Municipal de Educação, com enfase em duas palavras-chaves: cultura colaborativa e escuta ativa. Além disso, nos auxiliou em momentos reflexivos sobre aprendizagem, colaboração, bem comum, grupo escolar, escuta, diálogo etc. palavras que expressaram e, ainda, expressam sentimentos que nos incentivam a continuar estudando e aprendendo. Concluiu-se que a educação se faz com pessoas e se todos têm objetivos comuns somos capazes de alcançá-los, pois os esforços e pensamentos são dirigidos ao processo de algo global, coletivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.