NARRATIVAS DE PROFESSORAS LÉSBICAS: RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
O texto apresenta reflexões a respeito das relações de gênero e sexualidade vivenciadas por professoras lésbicas dentro e fora do ambiente escolar. Objetiva analisar de que maneira as violências de gênero e sexualidade repercutem na constituição das identidades de professoras lésbicas que atuam na Educação Básica. A pesquisa ancora-se em princípios teórico-metodológicos da abordagem (auto)biográfica e da entrevista narrativa como dispositivo para a produção de conhecimento. A partir das narrativas das professoras destacamos que, embora à docência na Educação Básica seja um lugar majoritariamente ocupado por mulheres, ser professora lésbica requer luta diária diante dos estereótipos e descriminações experienciadas dentro e fora da escola. O ambiente familiar, a trajetória educacional e a escola como local de trabalho, são espaços onde vivenciaram e vivenciam violências e estereótipos em decorrência do gênero e da sexualidade. No ambiente escolar, os preconceitos geram descrença e desvalorização do trabalho das professoras pelas famílias dos estudantes e dos demais profissionais da educação. O ato de narrar teve um papel reflexivo fundante para o processo de formação das professoras no contexto de trabalho e como disposição de vida-formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.