O FAZER HISTÓRICO-CRÍTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS
Resumo
O presente artigo escrito na forma de relato versa acerca da experiência das autoras no trabalho com crianças entre 4 e 5 anos de idade, no contexto da educação infantil, no que diz respeito ao ensino sob uma perspectiva histórico-crítica para essa faixa etária. Com esta publicação as autoras pretendem apresentar possibilidades para se pensar um fazer docente que supere a pré-escola antecipatória e preparatória sem cair no espontaneísmo das pedagogias hegemônicas. O relato traz um exemplo de como com base na abordagem histórico-cultural as autoras trabalharam conteúdos como extinção de animais da Amazônia, desmatamento e garimpo ilegal com crianças da referida idade utilizando da atividade lúdica para ao mesmo tempo engajar as crianças nos conteúdos e garantir sua compreensão. Por meio de ações de leitura de histórias e notícias, rodas de conversa, vídeos e atividades produtivas, as autoras mostram uma forma possível de pensar um ensino desenvolvente coerente com as especificidades da educação infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.