QUEIXA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Resumo
Este texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado que versa sobre a produção da queixa escolar na Educação Infantil. Por meio das entrevistas com professoras de crianças de 4 e 5 anos de idade, foi possível apreender a concepção destas sobre desenvolvimento infantil e sociedade, prática pedagógica e supostos transtornos comportamentais que possam levar a dificuldades no processo de escolarização. Identificamos, no município pesquisado, a existência de uma sistemática, no trato dado à queixa escolar, configurando um caminho institucionalizado baseado em uma concepção organicista e; segregadora, que busca no diagnóstico de profissionais de saúde recursos e soluções para lidar com situações desafiantes da prática pedagógica. Ideias que valorizam a vocação no trabalho pedagógico e que a criança se desenvolve espontaneamente, aparecem como norteadoras desta prática. A partir do referencial teórico da psicologia histórico-cultural, é possível refletir sobre o trabalho docente, uma vez que são os processos educativos que provocam o desenvolvimento da criança e a fazem avançar, garantindo as condições para que ela dê saltos qualitativos no seu psiquismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.