ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O espaço nas instituições de educação infantil é um componente na organização do ensino, afeta diretamente o desenvolvimento da criança, e, é a partir do espaço que o professor planeja, propõe e executa suas ações pedagógicas, levando em conta a criança como um sujeito ativo. Neste sentido, o objetivo geral foi realizar um estudo comparativo sobre a organização do espaço segundo a Abordagem de Reggio Emília e a Teoria Histórico Cultural. Para isso, a pesquisa realizou-se por meio de uma metodologia de cunho bibliográfico teórico-comparativo, a partir dos autores citados e os dados coletados e analisados foram provenientes de fontes primárias e secundárias. Os dados foram organizados a partir dos seguintes eixos de análise: concepção de criança, papel do professor e concepção de espaço. Os resultados apontam que a Abordagem de Reggio Emília e a Teoria Histórico-Cultural apresentam aproximações no que se refere à orientações e encaminhamentos didáticos sobre a organização do espaço, porém, distanciam-se nos aspectos se referem às concepção de criança, de papel do professor e de espaço e salientamos que esse distanciamento ocorre porque ambas as perspectivas se distanciam em sua matriz teórica, e apresentam aproximações nos encaminhamentos da organização do espaço.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.