LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO: ASPECTOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Este artigo se destina a pensar a leitura literária na educação infantil e suas relações com a concepção de mundo na formação infantil. Utilizando os referenciais teóricos da Pedagogia Histórico Crítica e da Psicologia Histórico Cultural, mostramos que há uma dimensão consciente e não consciente da concepção de mundo e que esta concepção está em disputa quer se queira e tenha consciência disso ou não. Mostramos como foi se estabelecendo a leitura literária na escola nas últimas décadas e como as teorias da recepção ao colocar o foco somente no leitor e suas interpretações sobre o texto acabam por não levar em consideração as disputas de concepção de mundo que ocorrem. Por fim, apresentamos numa relação com a teoria e a prática e na dialética forma-conteúdo de ensino, elementos concretos que podem auxiliar numa prática pedagógica antes, durante e após uma leitura literária com vistas a uma educação literária que busque intencionalmente intervir na formação de uma concepção de mundo emancipatória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.