AS CONTRIBUIÇÕES DE MARTINHO LUTERO PARA AS ORIGENS DA ESCOLA PÚBLICA NA ALEMANHA (1524-1530)

Autores

Palavras-chave:

Martinho Lutero, Reforma Protestante, Educação, Escola

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os subsídios da obra de Martinho Lutero (1483-1586) para a criação da escola pública na Alemanha do século XVI. Procura-se compreender o papel de Lutero na cultura alemã e como se deram as condições históricas e sociais que permitiram a aceitação e implantação ampla de sua proposta educativa. Por intermédio de pesquisa apoiada na historiografia, busca-se apresentar o conceito de educação na obra de Lutero, sua ideia de organização de um sistema escolar público e gratuito, alguns aspectos não só do currículo escolar proposto por ele, e bem como dos objetivos da educação e da escola que propôs e pelo qual trabalhou. Em face disso, os temas da educação são simultaneamente importantes e periféricos nos estudos de Lutero, no sentido de que a escola se insere em um lugar subordinado ao da teologia e religião luteranas e, sobretudo, identifica o legado de Lutero à modernidade ao elaborar e defender a ideia de escola pública, gratuita e de direito.

Biografia do Autor

Leonora Maria Lahr, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Faculdade de Educação; Professora da Rede Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

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Publicado

14-12-2025