CIBEREDUCAÇÃO: TENSÕES, REFLEXÕES E DESAFIOS

Autores

  • Márcio Roberto de Lima Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

Esse artigo problematiza o cenário emergido com a cibercultura e as transformações socioculturais vivenciadas pelos sujeitos da dinâmica educacional. Relata o descompasso cronológico da educação frente ao universo de reconfigurações inerentes à cultura digital, evidenciando tensões experimentadas por seus agentes. Sugere que as ações empreendidas para fomentar a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) à educação sejam efetivadas de forma crítica, articulada e com indispensável (re)adequação dos processos de formação docente às exigências da cibercultura, considerando seus princípios e perspectivas para uma cibereducação.

Biografia do Autor

Márcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Professor na Universidade Federal de São João del-Rei. Áreas de interesse e atuação: Educação e Cibercultura, relações entre as tecnologias digitais da informação e comunicação e a formação docente, sua incorporação nas práticas pedagógicas e nas relações de ensino-aprendizagem.

Publicado

28-05-2012

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)