LEGADO E REINVENÇÃO DA PERSPECTIVA FREIREANA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciatura em Pedagogia, Paulo Freire, Perspectiva freireana, Mapeamento horizontal e vertical.Resumo
Este estudo teve o objetivo de analisar a produção acadêmica de dissertações e teses brasileiras que discutem a formação inicial de pedagogos a partir da perspectiva freireana. Para tal, utilizamos o princípio do mapeamento em pesquisa educacional de Cavalcanti (2015), uma metodologia desenvolvida a partir da proposta de Biembengut (2008), realizando-se, assim, um mapeamento horizontal e vertical. A coleta de dados ocorreu na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultando na identificação inicial de 38 publicações. Após a aplicação de critérios de inclusão, foram selecionadas seis dissertações. Os resultados destacaram uma presença significativa dos conceitos freireanos, como diálogo, práxis e conscientização, indicando avanços rumo a uma educação crítica e emancipadora. Contudo, desafios como a resistência a mudanças e a prevalência de práticas tradicionais foram evidenciados. Este estudo contribui para o fortalecimento do legado freireano, apontando caminhos para superar as limitações e ampliar a efetiva incorporação de seus princípios na formação docente.
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