LEGADO E REINVENÇÃO DA PERSPECTIVA FREIREANA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO CAMPO DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciatura em Pedagogia, Paulo Freire, Perspectiva freireana, Mapeamento horizontal e vertical.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar a produção acadêmica de dissertações e teses brasileiras que discutem a formação inicial de pedagogos a partir da perspectiva freireana. Para tal, utilizamos o princípio do mapeamento em pesquisa educacional de Cavalcanti (2015), uma metodologia desenvolvida a partir da proposta de Biembengut (2008), realizando-se, assim, um mapeamento horizontal e vertical. A coleta de dados ocorreu na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultando na identificação inicial de 38 publicações. Após a aplicação de critérios de inclusão, foram selecionadas seis dissertações. Os resultados destacaram uma presença significativa dos conceitos freireanos, como diálogo, práxis e conscientização, indicando avanços rumo a uma educação crítica e emancipadora. Contudo, desafios como a resistência a mudanças e a prevalência de práticas tradicionais foram evidenciados. Este estudo contribui para o fortalecimento do legado freireano, apontando caminhos para superar as limitações e ampliar a efetiva incorporação de seus princípios na formação docente.

Biografia do Autor

Luciete da Silva Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e estudante de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco - UPE. É membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Emancipadora - NIEPEE e do Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire - GPEEIPF. Realizou estágio de docência na disciplina de Metodologia da Pesquisa Educacional no curso de Licenciatura em Física UFPE/CAA. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2021); Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2021-2022) e Programa de Residência Pedagógica - PRP (2022- 2023). Foi monitora no curso de Pedagogia/UFAPE nas disciplinas de Fundamentos e Metodologias no Ensino de Ciências I, Estágio Supervisionado I, PEPE V e Produção de Texto Acadêmico. Pesquisadora nas áreas de currículo, profissionalização docente e formação de professores de Ciências da Natureza a partir da perspectiva freireana.

Wender Vinicius Souza Lopes, Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA campus Barreiras. Além disso, possui especialização em Ensino de Matemática (IPB) e atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus Jataí do IFG. Tendo, portanto, interesse em pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem em matemática, formação de professores, Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, crenças matemáticas e pensamento algébrico. 

Maria Letícia da Costa, Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns

Cursa Licenciatura em Pedagogia na Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Garanhuns.

Downloads

Publicado

14-12-2025