AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Ensino profissional, Hist´ória das Instituições Escolares, Instituto Federal do Espírito SantoResumo
Esta pesquisa consiste em um estudo bibliométrico das teses e dissertações sobre a História das Instituições Escolares de Educação Profissional. A justificativa para essa investigação é a crescente consolidação das pesquisas em História das Instituições Escolares, impulsionada pela expansão dos Programas de Pós-Graduação. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica do tipo mapeamento, empregando técnicas de Bibliometria e de Análise de Conteúdo. Foram analisadas as bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os descritores incluíram os termos como Escola Profissional, Ensino Profissional e Institutos Federais. Foram revisadas 76 pesquisas (58 dissertações e 18 teses) realizadas entre 1996 e 2023. As áreas predominantes de concentração dos Programas de Pós-Graduação são Educação e Educação Profissional e Tecnológica. Os procedimentos de pesquisas mais empregados são a pesquisa documental e bibliográfica; sendo as fontes mais consultadas os documentos, principalmente as produzidas pelo Estado e pelas próprias instituições. Embora por muito tempo as Instituições Escolares de Educação Profissional tenham sido menos exploradas, este mapeamento indica um crescente interesse e muitas lacunas a serem preenchidas nesta área.
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