PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Resumo
A educação não ocorre somente no ambiente escolar, mas nos mais diversos lugares. A Pedagogia vem expandindo seu campo de atuação e é preciso que o pedagogo esteja atento e preparado para atuar em diferentes locais. O objetivo deste trabalho é o de analisar a importância da atuação do pedagogo junto às crianças hospitalizadas e as formas como este profissional pode atuar no sentido de estimular a aprendizagem e propiciar uma melhor recuperação dos pacientes. Como metodologia, foi feito o levantamento bibliográfico sobre o tema e realizou-se uma visita ao Hospital Sarah Kubitschek, unidade de Belo Horizonte (MG), onde foram coletadas informações sobre o trabalho desenvolvido por pedagogos dentro dessa instituição. Embora exista no Brasil desde a década de 1950, a Pedagogia Hospitalar ainda é desconhecida pela maioria das pessoas que utilizam o serviço de saúde, embora, gradativamente, a sociedade brasileira vem tomando conhecimento dos direitos das crianças hospitalizadas. As pesquisas na área são recentes, havendo poucas publicações sobre o tema.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.