O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS NATURAIS MINISTRADO POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise a partir de um grupo de professores

Autores

  • Paulo César Geglio UFPB
  • Paulo César Geglio UFPB

Resumo

O presente texto apresenta e discute dados coletados com um grupo de professores que atuam com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas de uma cidade do interior do Nordeste. A intenção foi revelar a importância que os referidos professores dão ao ensino dos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais, além de saber quais os conteúdos que trabalham e de que forma incentivam os alunos a se interessarem pelas ciências. A análise dos dados mostra que nessa fase da escolarização os professores dirigem o seu foco para o ensino da leitura, escrita e aritmética, sobretudo nos dois primeiros anos. Consequentemente, as aulas de Ciências Naturais são minimizadas. Há um aumento da carga horária para a disciplina na medida em que os alunos adquirem a competência da leitura e da escrita, ou seja, nos anos distais do início da escolarização. Porém, o aumento da carga horária não se traduz na melhoria da qualidade dos conteúdos e formas de ensino da disciplina

Biografia do Autor

Paulo César Geglio, UFPB

Prof. adjunto no DCFS/CCA/UFPB. Atuo na formação de professores de biologia.

Paulo César Geglio, UFPB

Prof. Adjunto no DCFS/CCA/UFPB.

Publicado

28-05-2012

Edição

Seção

Artigos