O CONTEÚDO DE CIÊNCIAS NATURAIS MINISTRADO POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise a partir de um grupo de professores
Resumo
O presente texto apresenta e discute dados coletados com um grupo de professores que atuam com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas de uma cidade do interior do Nordeste. A intenção foi revelar a importância que os referidos professores dão ao ensino dos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais, além de saber quais os conteúdos que trabalham e de que forma incentivam os alunos a se interessarem pelas ciências. A análise dos dados mostra que nessa fase da escolarização os professores dirigem o seu foco para o ensino da leitura, escrita e aritmética, sobretudo nos dois primeiros anos. Consequentemente, as aulas de Ciências Naturais são minimizadas. Há um aumento da carga horária para a disciplina na medida em que os alunos adquirem a competência da leitura e da escrita, ou seja, nos anos distais do início da escolarização. Porém, o aumento da carga horária não se traduz na melhoria da qualidade dos conteúdos e formas de ensino da disciplinaPublicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.