MENTORIA NA FORMAÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES: FUNDAMENTOS, TENSÕES E POTÊNCIAS FORMATIVAS NO PRODITEC/MENTORIA

Autores

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura
  • Mateus Saraiva
  • Saul Benhur Schirmer

Resumo

Este manuscrito analisa criticamente a concepção, os fundamentos e as implicações formativas da mentoria na formação de diretores, tomando como eixo empírico a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na primeira oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares no âmbito do PRODITEC. Diferentemente de estudos que abordam a mentoria de modo instrumental ou alinhado a modelos empresariais, esta proposição busca compreender como a prática é ressignificada quando inserida na complexidade da gestão pública da Educação Básica. A partir de uma pesquisa bibliográfica articulada a percepções do processo formativo, o estudo evidencia que a mentoria assume caráter dialógico, ético-político e situado, operando como dispositivo que integra reflexão crítica, colaboração, acolhimento das subjetividades e análise das contradições históricas da escola pública. Os resultados apontam que a experiência na oferta do curso contribuiu para fortalecer a autonomia profissional, ampliar capacidades de leitura de contexto, consolidar redes de apoio entre pares e sustentar práticas de gestão democrática. Conclui-se que a mentoria, quando institucionalizada como política pública é concebida para além de prescrições técnicas, configura-se como estratégia formativa capaz de qualificar a ação diretiva e de promover condições para uma educação comprometida com a qualidade social.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mateus Saraiva

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Saul Benhur Schirmer

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

14-12-2025