MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES DE TERESINA (PI): RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Eusilene da Rocha Ferreira
  • Dayane Martinelle da Silva Santos

Resumo

Neste artigo destaca-se a formação do diretor escolar, alicerçada pela gestão democrática, no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, que teve como materialidade o livro Mentoria de Diretores Escolares de Teresina (PI): Relatos de Experiência, organizado com a participação de gestores e técnicos educacionais. Objetiva-se, neste estudo, apresentar a experiência de diretores e técnicos escolares no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares replicado na Semec, de Teresina (PI), alicerçada no livro produzido. Quanto à metodologia, optou-se pela natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com fonte documental, das quais: a CF/1988; LDB nº 9.394/1996; Lei nº 13.005/2014; Parecer CNE/CP Nº 4/2021; o Projeto de Lei nº 2.614/2024 (PNE, 2024/2034); e a Portaria nº 481/2024. Como aporte teórico, destacam-se Ferreira; Santos (2024); Luck (2012); Luiz (2022), Paro (2001) e Peroni (2012). Nas considerações, concluiu-se que a gestão democrática, reforçada por uma proposta formativa, constitui um esforço para fortalecer práticas gestoras participativas na educação pública, a exemplo do Curso de Mentoria, em Teresina (PI), como uma iniciativa importante na capacitação desses profissionais. Entretanto, para sua plena concretização, faz-se necessário investir continuamente em capacitação e fortalecimento da participação na superação das desigualdades que impedem o exercício da cidadania no contexto escolar.

Biografia do Autor

Eusilene da Rocha Ferreira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Dayane Martinelle da Silva Santos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

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Publicado

14-12-2025