MENTORIA DE DIRETORES ESCOLARES DE TERESINA (PI): RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Neste artigo destaca-se a formação do diretor escolar, alicerçada pela gestão democrática, no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, que teve como materialidade o livro Mentoria de Diretores Escolares de Teresina (PI): Relatos de Experiência, organizado com a participação de gestores e técnicos educacionais. Objetiva-se, neste estudo, apresentar a experiência de diretores e técnicos escolares no Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares replicado na Semec, de Teresina (PI), alicerçada no livro produzido. Quanto à metodologia, optou-se pela natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com fonte documental, das quais: a CF/1988; LDB nº 9.394/1996; Lei nº 13.005/2014; Parecer CNE/CP Nº 4/2021; o Projeto de Lei nº 2.614/2024 (PNE, 2024/2034); e a Portaria nº 481/2024. Como aporte teórico, destacam-se Ferreira; Santos (2024); Luck (2012); Luiz (2022), Paro (2001) e Peroni (2012). Nas considerações, concluiu-se que a gestão democrática, reforçada por uma proposta formativa, constitui um esforço para fortalecer práticas gestoras participativas na educação pública, a exemplo do Curso de Mentoria, em Teresina (PI), como uma iniciativa importante na capacitação desses profissionais. Entretanto, para sua plena concretização, faz-se necessário investir continuamente em capacitação e fortalecimento da participação na superação das desigualdades que impedem o exercício da cidadania no contexto escolar.
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